quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oficina de rapé

Será no dia 14/05(sábado), a oficina de rapé.  Terá inicio pela  manhã e será ministrada pelo Julio César, do Céu do Patriarca São José(Florianpolis), onde serão trazidas as tradições do índios Kaxinauá.
 

O Povo Verdadeiro – Huni Kui 


´
A partir de 2007, a nação dos povos Kaxinawa (nome referido pelos brancos = homens morcego) começa a relação com a aliança das medicinas, em Florianópolis, Santa Catarina. Por intermédio do Rodrigo e Mariana, irmãos do RJ, tivemos conhecimento da saga deste povo, que contam com apena 6.000 indivíduos, na região do Acre e Peru. Desde então, realizam suas oficinas, cerimônias e relações de desenvolvimento comunitário com a ACEPSJ, anualmente.

Esse povo alegre, pacífico, criativo nas artes e conhecedor das medicinas da floresta, foi dizimado pelos brancos (Juruá), nas famosas correrias, que matavam indiscriminadamente, mulheres, velhos e crianças.
Decorrente das dispersões instalaram-se nas cabeceiras de vários rios da região brasileira e peruana, como o Jordão, Envira, Juruá, Tarauacá e rio Curanja.
O fato de o Mestre Irineu ter conhecido a medicina que chamou de DAIME no interior da floresta amazõnica, denota que o velho conheceu das tradições dos povos nativos, indios e caboclos. É curioso constatar que as tribos que estão vindo até nós, são da região do Rio de Jordão, e quem conhece a história e ama este povo não pode mais deixar de observar no hino “...o começo da história vem do rio de Jordão...” sem fazer suas reflexões. 
 
A Oficina de Rapé é mais que a confecção da medicina e conhecimento técnico de como fazer. Pretende divulgar e guardar a cultura do povo HUNI KUI.
Histórias de como surgiu a beberagem na matéria, como chegou ao homem, vindo do espiritual, revelam uma riqueza e sabedoria que muito encanta e desmistifica, ajudando no resgate do respeito aos povos primitivos, verdadeiros detentores dos saberes espirituais.

A Oficina conta com histórias; cantos, curiosidades sobre a cultura e a produção artesanal, confecção dos Tepis ( canudos para sopro do Rapé) e organização do grupo de Guardiões da Cultura Huni Kui.
.
                                          Oswaldo e Julio César
Júlio César da Silva
Xamutum




Maiores informações: (51) 9903 9357 Wellington
Email: wellipxt@gmail.com

Nenhum comentário: