segunda-feira, 21 de novembro de 2011

HINÁRIO DA MADRINHA BRILHANTE 26/11

Maria Brilhante é a esposa do Padrinho Eduardo Salles Freitas, havendo se iniciado na Doutrina do Mestre Irineu a partir dos anos 60 quando alguns moradores da Colônia Cinco Mil, liderados por Sebastião Mota de Melo, ingressaram nas fileiras da Rainha da Floresta no Alto Santo. O hinário da Madrinha Maria Brilhante é cantado oficialmente no Céu do Mapiá na abertura do festival de junho, na véspera de Santo Antônio (data em que em sua época o hinário do Padrinho Sebastião era cantado no CICLU).

O motivo do hinário de uma seguidora ter se tornado parte do calendário oficial de um centro como o Cefluris decorreu dela ter feito assim, quando a comunidade estava assentada no Seringal Rio do Ouro, promessa pela cura do filho primogênito do Padrinho Sebastião, que fora acometido por grave infecção. Se o Valdete fosse curado e se restabelecesse, os hinos de Dona Maria seriam cantados na véspera do Santo Antônio. Valdete foi curado, é o nosso Padrinho Valdete, e o hinário cantado de farda branca é de cura e se intitula "Estrela Brilhante".

Os hinos desse hinário descrevem toda a história do CEFLURIS desde sua fundação até os dias de hoje. Ainda incluem, entremeados com os hinos originais, os hinos presenteados. Há, portanto, hinos recebidos por Dona Maria e hinos que a ela foram presenteados por membros da irmandade. Esse costume de "presentear" hinos surgiu no Cefluris a partir dos anos 80, e representaria mais que uma simples dedicatória: seria um compromisso do "presenteado" em manter "aguadas" as suas flores. A gravação data de 1992, quando pela primeira vez a igreja da Colônia Cinco Mil, o CEFLUWCS, apresentou o hinário de Dona Maria Brilhante nesse dia, já que as noras do Padrinho Wilson Carneiro, Graça e Neucilene, comprometeram-se de estudá-lo para apresentar condignamente. Em primorosa série de gravações no Mapiá, Regina Pereira e Eduardo Ferreira registraram especialmente (com participação especial até da chuva no zinco do telhado da casa grande) os 156 primeiros hinos do "Estrela Brilhante", hoje substancialmente acrescido, mas preferimos divulgar essa gravação pelo muito significante que nos parece esta gravação. Oportunamente iremos fazer a republicação completa.
Madrinha Brilhante estará realizando seu hinário na igreja Céu do Cruzeiro do Sul, no dia 26/11, às 20hs, de farda BRANCA. Quem não conheçe, fica uma ótima oportunidade de apreciar um dos hinários mais caboclos da doutrina.

Para realizar o download dos mp3 e caderno, extraia em:

Nenhum comentário: